Existe mais duas sub páginas de ginástica (Minitrampolim e Ritmica - corda).
Existe cinco diferentes tipos de Ginástica:
GINÁSTICA ARTÍSTICA - Aparelho solo:
OBJETIVO: elaborar e executar uma sequência com "n" elementos gimnicos e "n" elementos de ligação, no solo, com segurança e fluidez de movimento.
ELEMENTOS GIMNICOS:
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Rolamento à frente engrupado:
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Desequilibrar o corpo para a frente, através da projeçao dos ombros para a frente;
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Colocar as palmas das mãos no colchão, à largura dos ombros com os dedos afastados;
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Agachar-se e colocar o queixo ao peito;
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Colocar a nuca no colchão;
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Manter os joelhos junto ao peito até ao fim do rolamento (manter-se engrupado);
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Levantar sem o apoio das mãos no solo;
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Terminar em equilibrio.
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Rolamento à frente com saída de m. i. estendidos e afastados:
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desequilibrar o corpo para a frente, através da projeção da bacia para a frente e para cima;
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apoiar bem as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados, de forma a sustentar o peso do corpo e direcionar o movimento;
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fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
-
estender os m. i., elevando a bacia;
-
apoiar a nuca no solo;
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manter os m. i. estendidos e unidos, afastando-os só no fim do movimento;
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apoiar as mãos entre os m. i., na fase final, para ajudar o corpo a subir;
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com um pequeno salto, unir as pernas, ajudando com o apoio das mãos no solo;
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terminar em equilibrio.
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Rolamento à frente com saída de m. i. estendidos e unidos:
-
desequilibrar o corpo para a frente, através da projeção da bacia para a frente e para cima;
-
apoiar bem as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados, de forma a sustentar o peso do corpo e direcionar o movimento;
-
fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
-
estender os m. i., elevando a bacia;
-
apoiar a nuca no solo;
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manter os m. i. estendidos e unidos, até ao final do movimento;
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apoiar as mãos no colchão, no lado exterior das coxas;
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manter as coxas sempre junto ao peito até ao final do movimento, para ajudar o corpo a subir;
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terminar em equilibrio.
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Rolamento à retaguarda engrupado:
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Vira-se de costas para o colchão, com os membros superiores (m. s.) em extensão e no prolongamento do corpo;
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coloca-se na posição de cócoras;
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colocar ascostas das mãos junto aos ombros, com as palmas da mão voltadas para cima e com os dedos bem afastado;
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manter os cotovelos unidos, à largura dos ombros;
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Flexão da cabeça e colocar o queixo ao peito;
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Desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. fletidos (joelhos) junto ao peito;
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Apoiar as mãos no solo e efectuar a repulsão dos m. s.;
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Passar a cabeça entre os braços, dirigindo os pés para o solo;
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terminar em equilíbrio.
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Rolamento à retaguarda com saída de m. i. estendidos e afastados:
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deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
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fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
-
desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
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colocar as costas das mãos nos ombros, com as palmas das mãos viradas para cima, e mantendo os cotovelos unidos, à largura dos ombros, até apoiar as palmas das mãos no colchão;
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fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, no momento em que a bacia passa por cima da cabeça;
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Afastar os m. i. e dirigir os pés para o solo;
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terminar em equilíbrio.
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Rolamento à retaguarda com saída de m. i. estendidos e unidos:
Pré-requisitos:
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dominar o rolamento à retaguarda engrupado.
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deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
-
fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
-
desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
-
colocar as costas das mãos nos ombros, com as palmas das mãos viradas para cima, e manter os cotovelos unidos, à largura dos ombros, até apoiar as palmas das mãos no colchão;
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fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, no momento em que a bacia passar por o cima da cabeça, dirigir os pés para o solo;
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terminar em equilíbrio.
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Rolamento à retaguarda com passagem por apoio facial invertido:
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deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
-
fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
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desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
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apoiar os m. s. , fletidos ou estendidos, no solo, perto da cabeça, o mais cedo possível;
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fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, quando a bacia passar pela vertical, ao mesmo tempo que afasta as pernas do tronco, até definires a posição de apoio facial invertido;
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olhar para as mãos;
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dirigir um ou ambos os pés para o solo, de uma forma lenta e controlada, até definires a posição inicial.
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Roda:
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Começar na posição de afundo;
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Apoiar alternadamente as mãos no solo, longe dos pés, à largura dos ombros e numa linha imaginária;
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Colocar as mãos alternadamente no solo;
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Colocar a 1ª mão naturalmente e a 2ª voltada para dentro (rotação interna) ou 2º mão colocada naturalmente;
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Impulsionar a perna da frente e, simultaneamente, fazer um balanço com a outra;
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Alinhar todo o corpo na passagem pela vertical e afastar ao máximo os m. i;
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Fazer a repulsão dos m. s.;
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Olhar para as mãos;
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No final do movimento, rodar a bacia, preparando a chegada ao solo;
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Terminar em equilíbrio, na posição de afundo e virado para a posição inicial.
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Apoio facial invertido (pino):
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Promover o desequilíbrio, através da inclinação do tronco à frente;
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Apoiar as mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados;
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Manter os m. s. em extensão;
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Elevar a bacia até à vertical, de forma lenta e controlada;
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Manter todos os segmentos do corpo alinhados e contraídos;
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Olhar para as mãos e definir a posição durante 3 segundos;
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Fazer a repulsão dos m. s.;
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Desequilibrar o corpo e finalizar o movimento executando um rolamento à frente.
- Rodada
Pré-requisitos:
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Apoio facial invertido;
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Roda.
Determinantes técnicas, deves:
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Iniciar este elemento da posição de afundo ou do movimento de salto em extensão, para promoveres o desequilíbrio necessário;
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Procurar o apoio das mãos longe dos pés, sem fase de voo, numa linha imaginária definida pelo apoio dos pés, e mantendo a mesma direção;
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Efetuar uma rotação tardia dos ombros e do tronco;
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Apoiar alternadamente as mãos;
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Colocar a primeira mão numa posição natural, enquanto e a segunda mão em rotação interna, uma em cada um dos lados da linha imaginária;
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Fazer impulsão do m.i. semifletido e, simultaneamente, balanço do m.i. livre;
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Estender os m.s.;
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Alinhar todos os segmentos corporais pela vertical;
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Fazer repulsão dos m.s.;
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Colocar a cabeça naturalmente entre os m.s.;
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Dirigir o olhar para as mãos;
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Promover a união dos m. i., após a passagem pela vertical;
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Rodar a bacia, na trajetória aérea, preparando a receção do movimento;
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Definir o movimento de corveta (flexão dos m.i. sobre o tronco e projeção do tronco para cima);
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Terminar o movimento com salto em extensão.
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RODA COM O APOIO DE UM MEMBRO SUPERIOR (m. s.)
Pré-requisitos:
-
Apoio facial invertido;
-
Roda.
Determinantes técnicas, deves:
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Iniciar o movimento a partir da posição de afundo;
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Procurar efectuar o apoio da primeira mão longe dos pés, sem fase de voo, numa linha imaginária definida pelo apoio dos pés e mantendo a mesma direção;
-
Efetuar a rotação tardia dos ombros e do tronco;
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Colocar a primeira mão numa posição natural, enquanto a segunda mão é recolhida para não tocar no solo;
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Executar a impulsão do m. i. semifletido e, simultaneamente, o balanco do m. i. livre;
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Fazer a extensão do m. s;
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Alinhar todos os seguementos corporais na passagem pela vertical e promover o afastamento máximo dos m. i., estendidos;
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Fazer a repulsão do m. s.;
-
Colocar a cabeça naturalmente junto ao m. s.;
-
Dirigir o olhar para a mão;
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Rodar a bacia, na sua trajetória aérea, preparando a receção do movimento;
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Terminar o movimento na posição de afundo.
POSIÇÕES DE EQUILIBRIO, FLEXIBILIDADE E FORÇA:
Devem ser executadas de forma lenta e com total estabilidade.
Pré-requisitos:
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Noção correta de atitude corporal;
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Bons níveis de equilibrio, flexibilidade e tonicidade geral.
POSIÇÕES DE EQUILIBRIO
A - Avião
Determinantes técnicas, deves:
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Executar o movimento com uma correta atítude corporal;
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Iníciar o movimento após ter garantido o necessário equilíbrio e estabilidade;
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M. i. em extensão e com grande afastamento;
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Fletir o tronco à frente;
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M. s. em extensão de acordo com o estilo pessoal;
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Manter a posição durante três segundos e olhar para a frente.
B - Bandeira
Determinantes técnicas, deves:
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elevar um m. i. lateralmente, mantendo o apoio sobre o outro m. i;
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a mão, do mesmo lado, segura no calcanhar do m. i. elevado;
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os m. i. estão em extensão e afastados;
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o tronco está na vertical;
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manter a posição durante três segundos.
POSIÇÕES DE FLEXIBILIDADE:
A - Ponte
Determinantes técnicas, deves:
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Colocar as mãos à largura dos ombros no solo com os dedos afastastados;
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Executar a repulsão dos m. i. até à extensão;
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Ombros na vertical dos apoios, m. i. e bacia alta;
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Membros inferiores unidos e em extensão com a planta dos pés no solo;
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Olhar para as mãos e manter a posição durante três segundos.
B - Espargata lateral (plano sagital -ântero posterior) e Espargata frontal
Determinantes técnicas, deves:
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efetuar o afastamento e extensão dos m. i.;
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aproximar a bacia do solo;
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tronco na vertical e orientado para o m. i. (lateral) ou orientado para a frente (frontal);
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m. s. estendidos lateralmente;
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cabeça levantada, olhar para frente;
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manter a posição durante três segundos.
C - Sapo
Determinantes técnicas, deves:
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sentado no solo, afastar os m. i. na máxima amplitude;
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flectir o tronco à frente, tocando o peito no solo;
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manter os m. i. estendidos e afastados;
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colocar os m. s. afastados lateralmente;
-
manter a posição durante três segundos.
POSIÇÕES DE FORÇA:
A - Ângulo
Ângulo com os m. i. unidos Ângulo com os m. i. afastados
Determinantes técnicas, deves:
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Apoiar as mãos no solo, na parte exterior dos m. i. e junto às coxas;
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Executar a repulsão dos m. s., colocar os m. i. paralelos ao solo e elevar o máximo possível;
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Ângulo tronco-m. i. inferior a 90º e olhar em frente;
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Manter a posição durante três segundos.
ELEMENTOS DE LIGAÇÃO:
A - Saltos gímnicos, voltas e afundos
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Salto de gato;
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Salto de tesoura;
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tronco na vertical;
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realizar uma impulsão com os m. i.;
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elevar alternadamente os m. i. em extensão acima do nível da bacia;
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os m. s. devem estar em extensão, ao nível dos ombros ou em elevação superior;
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recepção no solo com m. i. unidos e em extensão e m. s. em elevação superior.
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Salto engrupado
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tronco na vertical;
-
realizar uma impulsão com os m. i.;
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elevar os m. i. unidos e flectidos acima do nível da bacia;
-
os m. s. devem estar em extensão em elevação superior;
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recepção ao solo com m. i. unidos e em extensão e m. s. em elevação superior.
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Salto em extensão com rotação (180º a 360º);
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Afundos (frontal e lateral);
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Carpa;
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Corsa;
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Enjambé;
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Pivô (ex:180º ou 360º);
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...
EXEMPLO DE ESQUEMAS DE GINÁSTICA NO SOLO:
-
Esquema de Ginastica no solo fn.pdf (269,9 kB);
-
Esquema de Ginástica no Solo_Lara.pdf (262518);
-
Esquema de Ginástica no Solo_Catarina.pdf (254698).
APARELHOS DE GINÁSTICA ARTISTICA:
Bibliografia:
Batista P., Rêgo L. e Azevedo A. (2013). Em movimento - Ensino Secundário 10º./11º./12º. ASA.
Romão P. e Pais S. (2007): Educação Física 10/11/12. Porto Editora.
Site(s):
www.movimento.asa.pt