Existe mais duas sub páginas de ginástica (Minitrampolim e Ritmica - corda).

Existe cinco diferentes tipos de Ginástica:

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA - Aparelho solo: 

 
OBJETIVO: elaborar  e executar uma sequência com "n" elementos gimnicos e "n" elementos de ligação, no solo, com segurança e fluidez de movimento.
 

ELEMENTOS GIMNICOS:

  • Rolamento à frente engrupado:

  1. Desequilibrar o corpo para a frente, através da projeçao dos ombros para a frente;
  2. Colocar as palmas das mãos no colchão, à largura dos ombros com os dedos afastados;
  3. Agachar-se e colocar o queixo ao peito;
  4. Colocar a nuca no colchão;
  5.  Manter os joelhos junto ao peito até ao fim do rolamento (manter-se engrupado);
  6. Levantar sem o apoio das mãos no solo;
  7. Terminar em equilibrio.
  • Rolamento à frente com saída de m. i. estendidos e afastados:

  1. desequilibrar o corpo para a frente, através da projeção da bacia para a frente e para cima;
  2. apoiar bem as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados, de forma a sustentar o peso do corpo e direcionar o movimento;
  3. fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
  4. estender os m. i., elevando a bacia;
  5. apoiar a nuca no solo;
  6. manter os m. i. estendidos e unidos, afastando-os só no fim do movimento;
  7. apoiar as mãos entre os m. i., na fase final, para ajudar o corpo a subir;
  8. com um pequeno salto, unir as pernas, ajudando com o apoio das mãos no solo;
  9. terminar em equilibrio.
  • Rolamento à frente com saída de m. i. estendidos e unidos:

  1. desequilibrar o corpo para a frente, através da projeção da bacia para a frente e para cima;
  2. apoiar bem as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados, de forma a sustentar o peso do corpo e direcionar o movimento;
  3. fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
  4. estender os m. i., elevando a bacia;
  5. apoiar a nuca no solo;
  6. manter os m. i. estendidos e unidos, até ao final do movimento;
  7. apoiar as mãos no colchão, no lado exterior das coxas;
  8. manter as coxas sempre junto ao peito até ao final do movimento, para ajudar o corpo a subir;
  9. terminar em equilibrio.
  • Rolamento à retaguarda engrupado:

  1. Vira-se de costas para o colchão, com os membros superiores (m. s.) em extensão e no prolongamento do corpo;
  2. coloca-se na posição de cócoras;
  3. colocar ascostas das mãos junto aos ombros, com as palmas da mão voltadas para cima e com os dedos bem afastado;
  4. manter os cotovelos unidos, à largura dos ombros;
  5. Flexão da cabeça e colocar o queixo ao peito;
  6. Desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. fletidos (joelhos) junto ao peito;
  7. Apoiar as mãos no solo e efectuar a repulsão dos m. s.;
  8. Passar a cabeça entre os braços, dirigindo os pés para o  solo;
  9. terminar em equilíbrio.
  • Rolamento à retaguarda com saída de m. i. estendidos e afastados:

  1. deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
  2. fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
  3. desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
  4. colocar as costas das mãos nos ombros, com as palmas das mãos viradas para cima, e mantendo os cotovelos unidos, à largura dos ombros, até apoiar as palmas das mãos no colchão;
  5. fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, no momento em que a bacia passa por cima da cabeça;
  6. Afastar os m. i. e  dirigir os pés para o solo;
  7. terminar em equilíbrio.
  • Rolamento à retaguarda com saída de m. i. estendidos e unidos:

    Pré-requisitos:

    • dominar o rolamento à retaguarda engrupado.
  1. deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
  2. fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
  3. desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
  4. colocar as costas das mãos nos ombros, com as palmas das mãos viradas para cima, e manter os cotovelos unidos, à largura dos ombros, até apoiar as palmas das mãos no colchão;
  5. fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, no momento em que a bacia passar por o cima da cabeça, dirigir os pés para o solo;
  6. terminar em equilíbrio.
  • Rolamento à retaguarda com passagem por apoio facial invertido:

  1. deixar cair a bacia em direçao ao solo, procurando amortecer o contacto com o mesmo atráves do apoio prévio das mãos no solo e fletindo, ligeiramente, o tronco sobre os m. i.;
  2. fletir a cabeça para a frente, juntando o queixo ao peito;
  3. desequilibrar o corpo para trás, mantendo sempre os m. i. junto ao peito;
  4. apoiar os m. s. , fletidos ou estendidos, no solo, perto da cabeça, o mais cedo possível;
  5. fazer a repulsão dos m. s. até à sua extensão, quando a bacia passar pela vertical, ao mesmo tempo que afasta as pernas do tronco, até definires a posição de apoio facial invertido;
  6. olhar para as mãos;
  7. dirigir um ou ambos os pés para o solo, de uma forma lenta e controlada, até definires a posição inicial.
  • Roda:

  1. Começar na posição de afundo;
  2. Apoiar alternadamente as mãos no solo, longe dos pés, à largura dos ombros e numa linha imaginária;
  3. Colocar as mãos alternadamente no solo;
  4. Colocar a 1ª mão naturalmente e a 2ª voltada para dentro (rotação interna) ou 2º mão colocada naturalmente;
  5. Impulsionar a perna da frente e, simultaneamente, fazer um balanço com a outra;
  6. Alinhar todo o corpo na passagem pela vertical e afastar ao máximo os m. i;
  7. Fazer a repulsão dos m. s.;
  8. Olhar para as mãos;
  9. No final do movimento, rodar a bacia, preparando a chegada ao solo;
  10. Terminar em equilíbrio, na posição de afundo e virado para a posição inicial.
  • Apoio facial invertido (pino):

  1. Promover o desequilíbrio, através da inclinação do tronco à frente;
  2. Apoiar as mãos no solo, à largura dos ombros, com os dedos bem afastados;
  3. Manter os m. s. em extensão;
  4. Elevar a bacia até à vertical, de forma lenta e controlada;
  5. Manter todos os segmentos do corpo alinhados e contraídos;
  6. Olhar para as mãos e definir a posição durante 3 segundos;
  7. Fazer a repulsão dos m. s.;
  8. Desequilibrar o corpo e finalizar o movimento executando um rolamento à frente.
  • Rodada

Pré-requisitos:

  • Apoio facial invertido;
  • Roda.
Determinantes técnicas,  deves:
  1. Iniciar este elemento da posição de afundo ou do movimento de salto em extensão, para promoveres o desequilíbrio necessário;
  2. Procurar o apoio das mãos longe dos pés, sem fase de voo, numa linha imaginária definida pelo apoio dos pés, e mantendo a mesma direção;
  3. Efetuar uma rotação tardia dos ombros e do tronco;
  4. Apoiar alternadamente as mãos;
  5. Colocar a primeira mão numa posição natural, enquanto e a segunda mão em rotação interna, uma em cada um dos lados da linha imaginária;
  6. Fazer impulsão do m.i. semifletido e, simultaneamente, balanço do m.i. livre;
  7. Estender os m.s.;
  8. Alinhar todos os segmentos corporais pela vertical;
  9. Fazer repulsão dos m.s.;
  10. Colocar a cabeça naturalmente entre os m.s.;
  11. Dirigir o olhar para as mãos;
  12. Promover a união dos m. i., após a passagem pela vertical;
  13. Rodar a bacia, na trajetória aérea, preparando a receção do movimento;
  14. Definir o movimento de corveta (flexão dos m.i. sobre o tronco e projeção do tronco para cima);
  15. Terminar o movimento com salto em extensão.
  • RODA COM O APOIO DE UM MEMBRO SUPERIOR (m. s.)

Pré-requisitos:

  • Apoio facial invertido;
  • Roda.
Determinantes técnicas, deves:
  1. Iniciar o movimento a partir da posição de afundo;
  2. Procurar efectuar o apoio da primeira mão longe dos pés, sem fase de voo, numa linha imaginária definida pelo apoio dos pés e mantendo a mesma direção;
  3. Efetuar a rotação tardia dos ombros e do tronco;
  4. Colocar a primeira mão numa posição natural, enquanto a segunda mão é recolhida para não tocar no solo;
  5. Executar a impulsão do m. i. semifletido e, simultaneamente, o balanco do m. i. livre;
  6. Fazer a extensão do m. s;
  7. Alinhar todos os seguementos corporais na passagem pela vertical e promover o afastamento máximo dos m. i., estendidos;
  8. Fazer a repulsão do m. s.;
  9. Colocar a cabeça naturalmente junto ao m. s.;
  10. Dirigir o olhar para a mão;
  11. Rodar a bacia, na sua trajetória aérea, preparando a receção do movimento;
  12. Terminar o movimento na posição de afundo.                                    

POSIÇÕES DE EQUILIBRIO, FLEXIBILIDADE E FORÇA:

Devem ser executadas de forma lenta e com total estabilidade.

Pré-requisitos:

  • Noção correta de atitude corporal;
  • Bons níveis de equilibrio, flexibilidade e tonicidade geral.

POSIÇÕES DE EQUILIBRIO

A - Avião

Determinantes técnicas, deves:

  1. Executar o movimento com uma  correta atítude corporal;
  2. Iníciar o movimento após ter garantido o necessário equilíbrio e estabilidade;
  3. M. i. em extensão e com grande afastamento;
  4. Fletir o tronco à frente;
  5. M. s. em extensão de acordo com o estilo pessoal;
  6. Manter a posição durante três segundos e olhar para a frente.

B - Bandeira

Determinantes técnicas, deves:

  1. elevar um m. i. lateralmente, mantendo o apoio sobre o outro m. i;
  2. a mão, do mesmo lado, segura no calcanhar do m. i. elevado;
  3. os m. i. estão em extensão e afastados;
  4. o tronco está na vertical;
  5. manter a posição durante três segundos.

POSIÇÕES DE FLEXIBILIDADE:

A - Ponte

Determinantes técnicas, deves:
  1. Colocar as mãos à largura dos ombros no solo com os dedos afastastados;
  2. Executar a repulsão dos m. i. até à extensão;
  3. Ombros na vertical dos apoios, m. i. e bacia alta;
  4. Membros inferiores unidos e em extensão com a planta dos pés no solo;
  5. Olhar para as mãos e manter a posição durante três segundos.

B - Espargata lateral  (plano sagital -ântero posterior) e Espargata frontal

Determinantes técnicas, deves:
  1. efetuar o afastamento e extensão dos m. i.;
  2. aproximar a bacia do solo;
  3. tronco  na vertical e orientado para o m. i. (lateral) ou orientado para a frente (frontal);
  4. m. s. estendidos lateralmente;
  5. cabeça levantada, olhar para frente;
  6. manter a posição durante três segundos.

C - Sapo

Determinantes técnicas, deves:
  1. sentado no solo, afastar os m. i. na máxima amplitude;
  2. flectir o tronco à frente, tocando  o peito no solo;
  3. manter os m. i. estendidos e afastados;
  4. colocar os m. s. afastados lateralmente;
  5. manter a posição durante três segundos.

POSIÇÕES DE FORÇA:

A - Ângulo

 
        Ângulo com os m. i. unidos           Ângulo com os m. i. afastados                 
 
Determinantes técnicas, deves:
  1. Apoiar as mãos no solo, na parte exterior dos m. i. e junto às coxas;
  2. Executar a repulsão dos m. s., colocar os m. i.  paralelos ao solo e elevar o máximo possível;
  3. Ângulo tronco-m. i. inferior a 90º e olhar em frente;
  4. Manter a posição durante três segundos.

ELEMENTOS DE LIGAÇÃO:

A - Saltos gímnicos, voltas e afundos

  • Salto de gato;

  • Salto de tesoura;

  1. tronco na vertical;
  2. realizar uma impulsão com os m. i.;
  3. elevar alternadamente os m. i. em extensão acima do nível da bacia;
  4. os m. s. devem estar em extensão, ao nível dos ombros ou em elevação superior;
  5. recepção no solo com m. i. unidos e em extensão e m. s. em elevação superior.
  • Salto engrupado

  1. tronco na vertical;
  2. realizar uma impulsão com os m. i.;
  3. elevar os m. i. unidos e flectidos acima do nível da bacia;
  4. os m. s. devem estar em extensão em elevação superior;
  5. recepção ao solo com m. i. unidos e em extensão e m. s. em elevação superior.
  • Salto em extensão com rotação (180º a 360º);

  • Afundos (frontal e lateral);

  • Carpa;

  • Corsa;

  • Enjambé;

  • Pivô (ex:180º ou 360º);

  • ...

EXEMPLO DE ESQUEMAS DE GINÁSTICA NO SOLO:

APARELHOS DE GINÁSTICA ARTISTICA:

 

Bibliografia:
Batista P., Rêgo L. e Azevedo A. (2013). Em movimento - Ensino Secundário 10º./11º./12º. ASA.
Romão P. e Pais S. (2007): Educação Física 10/11/12. Porto Editora.
 
Site(s):
www.movimento.asa.pt