ANDEBOL:
CAMPO DE ANDEBOL

No campo temos 7 jogadores:
Um guarda redes, um central, um lateral esquerdo, um lateral direito, um ponta do lado direito, um ponta do lado esquerdo e um pivô.
ANDEBOL – REGRAS
INÍCIO DO JOGO
O árbitro faz o sorteio da posse da bola ou da escolha do campo.
Ao apito do árbitro, o jogador da equipa que fica com posse da bola dá início ao jogo, com o lançamento de saída no centro da linha do meio-campo.
Regra 4 – Equipa, substituição e equipamento
1. São 14 os jogadores inscritos no boletim de jogo;
2. O mesmo jogador deve ter sempre o mesmo número quer como jogador de campo quer como guarda-redes.
Regra 10 – Lançamento de saída (L.S)
1. Precedido por um apito;
2. O jogador tem 3 segundos para o executar;
3. O jogador que executa o L. S. deve de estar com um pé em contacto com a linha central e o outro sobe ou atrás da linha;
4. Não é permitido aos companheiros cruzar a linha central;
5. Os adversários devem estar a 3 m do jogador que efectua o lançamento de saída.
6. Não pode resultar golo do lançamento de saída (golo direto);
7. Após o intervalo, o lançamento de saída é efetuado pela equipa que não iniciou o jogo.
Nota: Depois de cada golo é permitido aos adversários do lançador permanecer em ambos os meios campos.
Regra 11 – Lançamento de reposição em jogo (L. R.)
1. Pode ser executado sem sinal do árbitro;
2. É executado no local onde saiu;
3. Lançador tem que ter um pé na linha lateral. Não há nenhuma limitação para o posicionamento do outro pé;
4. Os adversários deverão estar a um mínimo de 3 metros do lançador. (Está regra não se aplica na linha de baliza).
Regra 12 – Lançamento de baliza
Executado sem sinal de apito.
Ocorre quando:
1. Um jogador da equipa adversária viola a área de baliza, cometendo uma infração às regras;
2. O Guarda redes controla a bola na área de baliza;
3. Um jogador da equipa adversária tenha tocado a bola que estava parada ou a rodar no solo dentro da área de baliza;
4. Quando a bola cruza a linha de saída, depois de ser tocada pelo GR ou um jogador da equipa adversária.
O lançamento de baliza é executado pelo guarda-redes, dentro da sua área, sempre que a bola ultrapassa a linha de saída de baliza, e quando tocada em último lugar por um atacante ou pelo próprio guarda-redes.
Regra 13 – Lançamento livre
Executado sem sinal de apito.
1. Executado no lugar onde a inflação ocorreu;
2. Todos os jogadores devem estar a 3 metros do marcador do livre;
3. Se dois jogadores adversários fazem falta ao mesmo tempo, ou há bola presa, o árbitro faz um lançamento de bola ao ar, após apitar, com os restantes jogadores a 3 m.
O lançamento livre pode ser assinalado pelas seguintes faltas:
1- Dar mais de três passos na posse da bola;
2- Fazer dois dribles;
3- Driblar incorrectamente;
4- Manter parado a posse da bola mais de 3 segundos;
5- Tocar a bola abaixo dos joelhos intencionalmente;
6- Calcar a linha de 6 m no remate (jogador atacante);
7- Conduta irregular para com o adversário (empurrar, agarrar ou “rasteirar”);
8- Retirar a bola, no momento em que se encontra em contacto com o solo, da área de baliza por um jogador de campo;
9- Toca na bola duas vezes seguidas, mas se o jogador não tiver o controlo da bola é permitido tocar várias vezes enquanto a tenta agarrar (ou parar) a bola;
10- Passa a bola para a sua própria área de baliza, intencionalmente, ficando nesta ou saindo pela linha de saída de baliza;
11- Entrar na sua área de baliza, sem bola, e daí tirar vantagem;
12- Manter a posse da bola sem efetuar qualquer tentativa de ataque ou remate à baliza – jogo passivo.
LIVRE DE 9 M
Se as faltas forem praticadas entre a linha de 6 m e de 9 m, os lançamentos livres são executados sobre a linha de 9 m e os jogadores adversários devem fazer a barreira na linha de área de baliza (6m).
Regra 14 – Lançamento de 7 metros
Ocorre quando:
* Sinal de apito injustificado.
1. Uma clara oportunidade de golo é impedida ilegalmente em qualquer parte do terreno de jogo;
2. Quando o jogador da equipa que defende entra na área de baliza e anula uma ocasião de golo ou um espectador.
O livre de 7 m verifica-se quando um jogador:
a) Isolado (atacante) e em boa posição para realizar um remate com êxito, é empurrado, agarrado ou sofre uma “rasteira”;
b) Entra na sua baliza para defender intencionalmente;
c) Passa a bola ao seu guarda-redes e este a defende, dentro da sua área de baliza;
d) Sempre que o guarda-redes entrar na sua área de baliza com a bola nas mãos.
Na execução do livre de 7 metros:
1. O marcador não pode tocar ou ultrapassar a linha de lançamento do livre de 7 m, antes da bola abandonar a sua mão;
2. Nenhum jogador, excepto o marcador pode permanecer entre a linha de 6 m e a de 9 m;
3. Ao apito do árbitro o jogador tem 3 segundos para o executar;
4. É efectuado directo à baliza.
GUARDA REDES
1- Pode deter a bola com qualquer parte do corpo, dentro da sua área de baliza e com intenção de defesa;
2- Desde que não se encontre de posse da bola e se comporte como um jogador de campo, pode sair da sua área de baliza; no entanto, para reentrar na sua área de baliza, terá de o fazer sem estar na posse da bola.
É considerada falta do guarda-redes se este:
* Sair da área de baliza com a bola
* Tocar na bola, parada ou a rolar no solo, fora da área de baliza.
AÇÕES TÉCNICO - TÁTICAS:
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Posição base defensiva
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receção
A - PASSE:
1. Passe de ombro
É o tipo de passe que deves utilizar quando estás próximo do teu colega (sem adversário na linha de passe) ou para distâncias maiores (exemplo: contra-ataque).
2. Passe picado
Deves utilizar este tipo de passe quando tiveres um adversário entre ti e o colega a quem queres passar a bola.
3. Passe de pulso
Este tipo de passe permite-te movimentar a bola a velocidades mais elevadas mas sempre a distâncias curtas.
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Drible
Para progredir no campo podes utilizar o drible. Quando driblas em corrida, deves conduzir a bola lateralmente e à frente, de modo a não perturbar a tua corrida. Às vezes, enquanto driblas, tens necessidade de mudar de direcção ou de ultrapassar um adversário. Para tal basta mudares de mão enquanto driblas. O drible pode ser de proteção ou de progressão.
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Remate:
1. Suspensão;
2. Apoiado;
a) Remate em apoio: lançamento em apoio no pé (forte) contrário ao braço de remate;
b) Remate em apoio no pé contrário: lançamento em apoio no pé (fraco) do lado do braço de remate;
3. De anca;
4. Báscula;
5. Abertura de ângulo;
6. Mergulho;
7. Queda.
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DESLOCAMENTOS DEFENSIVOS
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FINTA
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BLOCO
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DESARME
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BLOQUEIO
SISTEMAS DEFENSIVOS

SISTEMA DEFENSIVO 5:1
Têm como ponto de partida cinco jogadores na linha dos 6 metros (1.ª linha defensiva) e um jogador na linha dos 9 metros (2.ª linha de.fensiva). É um sistema relativamente profundo e denso. Utiliza-se este sistema contra equipas cuja tendência seja atacar pelo centro do terreno de jogo.
SISTEMA OFENSIVO 3:3
Foi o sistema utilizado nas aulas, mas existem outos sistemas que partem deste. Este é o sistema básico de ataque.
Este sistema pode ser utilizado contra todos os tipos de defesa. Permite procedimentos táticos para defesas abertas (bloqueio na 2º linha defensiva, cruzamentos,...) e defesas fechadas (progressões sucessivas, bloqueio, ...).