Regras de Futsal

 

Campo de jogo (lei 1)

 
 
 
  1. O jogo realiza-se num campo de forma retangular (42 a 25 m de comprimento por 25 a 15 m de largura), limitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo (ou linhas de baliza). Sobre as linhas de fundo estão colocadas duas balizas (2 m de altura por 3 m de comprimento).
  2. No centro do meio campo temos desenhado um semicírculo com 3 m de raio.
  3. A 6 metros de cada poste de baliza, marca- se um semicírculo, a parte superior deste semicírculo é uma linha de 3,16 m, paralela à linha de baliza. A zona no interior desta linha é denominada de Área de grande penalidade.
  4. A marca de grande penalidade está a 6 m da linha de baliza e entre os postes (ao meio da linha de 3,16 m).
  5. Numa linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza e à distância de 10 m, assinala-se, a segunda marca de grande penalidade. Assim, a linha está a 10 m da linha de baliza e entre os postes.
  6. Em cada canto do campo, traça-se um quarto de círculo, o arco de círculo de canto, com um raio de 25 cm.
  7. Em frente a cada banco dos técnicos e substitutos, marca-se a zona de substituição, logo seguir à zona do cronometrista, a 5 m de um e de outro lado da linha de meio campo, prolongando-se à mesma distância para a linha de baliza.
  8. A baliza tem a dimensão de 3 m por 2 m de altura.

        A bola de jogo (lei 2)

  1. A bola é esférica, feita de couro ou material similar.
  2. O peso da bola fica entre os 400 - 440 g e a circunferência entre os 62 - 64 cm, em adultos e sub-20. 

 Número de jogadores (lei 3)

  1. As equipas têm 5 jogadores em campo, dos quais 1 é o guarda-redes.
  2. São 7 o número de jogadores substitutos.
  3. As substituições são ilimitadas, mas devem ser efectuadas pela zona de substituição de cada equipa.
  4. O jogador suplente só pode entrar no jogo depois do jogador de campo sair do mesmo.
  • Portanto, cada equipa é constituída por 12 jogadores no máximo (5 jogadores de campo e 7 suplentes). 

Duração do jogo (lei 8)

  1. O jogo oficial tem a duração de 40 min. São 2 períodos de 20 min com um intervalo de 10 min, mas este não pode exceder os 15 min.
  2. A duração do jogo é reduzida e adaptada à idade dos jogadores.
  3. Cada equipa pode pedir um tempo morto (1 min) em cada um dos períodos, em qualquer altura do jogo, mas somente quando a sua equipa está de posse da bola.

Pontapé de saída e recomeço do jogo (lei 9)

  1. A posse de bola ou a escolha de campo faz-se por sorteio entre os dois capitães de equipa mediante moeda ao ar.
  2. A equipa que ganhou o sorteio terá o direito de optar pela escolha do campo ou pela execução do pontapé de saída, a bola é colocada no centro do campo.
  3. Após o intervalo, as equipas mudam de campo e o pontapé de saída pertence à outra equipa.
  4. Após um golo, o jogo recomeça com a posse da bola da equipa que sofreu o golo. A bola é colocada no centro do campo.
  5. Os jogadores da equipa oposta à que executa o pontapé de saída devem estar no seu meio campo e fora do círculo central até que a bola entre em jogo.
  6. A bola, colocada sobre o ponto central, entra em jogo quando é pontapeada para a frente.
  7. O jogador que executa o pontapé se saída só pode voltar a tocar na bola depois de ser tocada por outro jogador.

Bola em jogo e bola fora (lei 10)

A bola está fora de jogo, quando ultrapassa a linha lateral ou a linha de baliza, toca no teto ou quando o jogo é interrompido pelo árbitro.

Marcação de Golos (lei 11)

É golo sempre que a bola transponha completamente a linha de baliza (entre os postes e por baixo da barra). No entanto, só é considerado golo, caso a equipa não tenha, previamente, cometido nenhuma infracção às leis de jogo.

Faltas e comportamentos antidesportivos (lei 12)

Assinala-se pontapé de livre directo, a favor da equipa adversária, do jogador que cometeu, as seguintes faltas:

  1. Dar ou tentar dar um pontapé num adversário;
  2. Passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário;
  3. Saltar sobre o adversário;
  4. Carregar num adversário mesmo com o ombro;
  5. Agredir ou tentar agredir um adversário;
  6. Agarrar ou empurrar um adversário;
  7. Cuspir sobre o adversário;
  8. Atirar-se deslizando no solo para tentar jogar na bola, quando esta está ou vai ser jogada pelo adversário (excepto o guarda-redes, dentro da sua área de grande penalidade, mesmo assim, não pode ter uma entrada dura);
  9. Tocar no adversário, antes de tocar na bola, ao disputar a bola;
  10. Tocar intencionalmente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade).
  • O pontapé-livre direto é executado no local onde ocorreu a falta.
  • Todas as faltas referidas em cima são acumuláveis.
  • Quando uma destas faltas for cometida dentro da sua área de grande penalidade, independente do local onde a bola se encontra em jogo nesse momento, será assinalado um pontapé de grande penalidade a favor da equipa adversária.

Assinala-se pontapé-livre indireto, a favor da equipa adversária, do jogador que cometeu, as seguintes faltas:

  1. Jogar de maneira perigosa;
  2. Fazer obstrução à progressão do adversário,
  3. Impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos;
  4. Cometer outras faltas não mencionadas, pelos quais o jogo será interrompido, a fim de advertir ou expulsar o jogador.

Assinala-se também, um pontapé-livre indireto às seguintes faltas cometidas pelo guarda-redes:

  1. Depois de soltar a bola, voltar a recebe-la de um colega de equipa, sem que a bola tenha passado o meio campo ou tenha sido tocada por um adversário.
  2. Tocar ou controlar a bola com as mãos vinda de um passe atirado intencionalmente com o pé por um seu colega de equipa;
  3. Tocar ou controlar a bola com as mãos vinda de um pontapé de linha lateral efectuado por um seu colega de equipa;
  4. Tocar ou controlar a bola com as mãos ou com os pés por mais de 4 segundos, excepto se for no meio campo adversário.
  • O pontapé-livre indireto é executado no local onde ocorreu a falta, a não ser que a falta seja executada no interior da área de grande penalidade. Nesse caso, o pontapé-livre indirecto será executado sobre a linha de área de grande penalidade, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a falta.

*  Faltas passíveis de advertência (cartão amarelo):

  1. Ser culpado de comportamento antidesportivo;
  2. Manifestar desacordo por palavras ou por atos;
  3. Infringir com persistência as leis de jogo;
  4. Retardar o começo do jogo;
  5. Não respeitar a distância exigida a quando da execução de um pontapé de canto ou de um pontapé-livre;
  6. Entrar ou reentrar no jogo sem autorização do árbitro;
  7. Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização do árbitro.

*  Faltas passíveis de expulsão (cartão vermelho):

  1. Ser culpado de um ato de brutalidade;
  2. Ser culpado de conduta violenta;
  3. Cuspir num adversário ou sobre qualquer outra pessoa;
  4. Impedir a equipa adversária de marcar um golo ou anular uma ocasião clara de golo, tocando intencionalmente a bola com a mão (não se aplica ao guarda-redes na sua própria área de grande penalidade);
  5. Destruir uma ocasião clara de golo do adversário que vai em direcção à sua baliza, cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade;
  6. Usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros;
  7. Receber uma segunda advertência no mesmo jogo.
  • Um jogador expulso não pode voltar ao jogo, nem sentar-se no banco dos substitutos devendo abandonar as proximidades de superfícies de jogo. 

Pontapés-livres (lei 13)

Pontapé-livre indireto:

  1. Só é considerado golo se entrar na baliza depois de ter sido tocar por outro jogador, além do executante.
  2. O árbitro deve manter um braço na horizontal, indicando a direcção, e o outro braço aponta para o local da infracção, para que o terceiro árbitro ou o cronometrista saiba que se trata de uma falta acumulável.

Pontapé-livre direto:

  1. O árbitro levanta o braço acima da cabeça e mantem essa posição, desde a execução, até que a bola toque noutro jogador ou saia do terreno do jogo;
  2. Pode-se obter golo diretamente.
  • Na marcação de pontapé-livre, todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se a uma distância mínima de 5 m da bola. 

Faltas acumuláveis (lei 14)

  1. Todas as faltas, sancionadas com pontapé-livre direto são acumuláveis;
  2. As 5 primeiras faltas acumuláveis por equipa, em cada período de jogo, devem ser registadas.
  • Nas primeiras 5 faltas, é permitida a formação da barreira adversária.

A partir da 6 falta acumulada:

  1. Não é permitida a formação da barreira;
  2. Todos os jogadores deverão estar colocados atrás da linha da bola e fora da área de grande penalidade;
  3. O guarda-redes deve estar na sua área de grande penalidade e a 5 m da bola;
  4. O executante não pode ser obstruído;
  5.  O jogador tem que marcar a falta diretamente à baliza;
  6. Não pode fazer um passe para o colega da equipa.
  • Após a quinta falta acumulada, as infracções seguintes são executadas a partir da segunda marca de grande penalidade (a 10 m da baliza).

Pontapé de grande penalidade (lei 15)

Assinala-se sempre que uma equipa cometa, dentro da sua área de grande penalidade e com a bola em jogo, uma das faltas punidas com pontapé-livre direto. 

  • A bola é colocada sobre a marca do pontapé de grande penalidade.

O guarda-redes deve colocar-se:

  1. Sobre a linha de baliza;
  2. Virado de frente para o executante;
  3. Entre os postes da baliza, até ao momento em que a bola seja pontapeada.

O executante do pontapé de grande penalidade, após autorização do árbitro:

  1. Deve pontapear a bola na direção da baliza;
  2. A bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se movimente em direcção à baliza adversária.
  3. Todos os outros jogadores, excepto o guarda-redes, devem estar a 5 m do jogador e atrás da linha da bola.

Pontapé de linha lateral (lei 16)

A bola é reposta em jogo com o pé no local por onde saiu, por um jogador da equipa contrária à que tocou a bola em último lugar.

       O executante deve:

  1. Colocar-se no local onde a bola ultrapassou a linha lateral;
  2. Ter uma parte qualquer de cada pé sobre ou atrás da linha lateral;
  3. Colocar a bola imóvel sobre a linha e depois pode pontapeá-la em qualquer direção;
  4. Os jogadores adversários devem estar à distância mínima de 5 m da bola;
  5. O jogador tem 4 segundos para o executar;
  6. Não é obtido golo diretamente de um pontapé de linha lateral. No entanto, pode ser considerado golo se a bola tocar em  algum jogador, incluindo o guarda-redes, e ultrapassar a linha de baliza.
  7. Se for marcado incorretamente, o pontapé de linha lateral, a equipa perde a posse da bola.

Lançamento de baliza (lei 17)

É concedido um lançamento de baliza quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, ultrapassa completamente a linha de baliza, sem que seja marcado golo.

  1. O guarda-redes pode executar o lançamento de qualquer parte da sua área de grande penalidade. O lançamento só pode ser executado com uma mão;
  2. Não se pode marcar diretamente golo de um lançamento de baliza.

Pontapé de canto (lei 18)

Assinala-se canto quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza, sem que seja marcado um golo.

  • Pode-se marcar golo diretamente de um pontapé de canto, mas somente contra a equipa adversária.   

Regra dos 4 segundos

Aplica-se:

  1. Quando o guarda-redes tiver a bola controlada, com as mãos ou com os pés, por tempo superior a 4 segundos, no seu meio-campo;
  2. Na execução de pontapés-livres;
  3. Na execução de pontapé de linha lateral;
  4. Na execução de pontapé de canto;
  5. Na execução de lançamento de baliza.

Não se Aplica:

  1. Na execução de pontapés de saída;
  2. Na execução de grandes penalidades;
  3. Na execução de pontapés-livres indirectos sem barreira (faltas acumuladas).

Lei da vantagem

  • A lei da vantagem pretende que a equipa adversária não seja beneficiada pela interrupção do jogo. 

Árbitro principal e Auxiliar

O jogo tem um árbitro principal e um auxiliar, mais um oficial de mesa.

 

Bom estudo